LINKEDIN - “Social Selling Index – SSI”



O que é SSI Social Selling Index?

Como analisar e utilizar o SSI Social Selling Index?

Como está o seu SSI Social Selling Index?


Em tempo de reinventar sua atuação profissional e sua própria carreira no novo modelo do mercado atual. Esta ferramenta chamada “Social Selling Index – SSI” se torna uma excelente aliada para o seu posicionamento.

Você sabe o que é o como usar?

Como o próprio nome já diz: Índice de Venda Social, ou seja, mensurar o seu poder e sucesso de seus ativos de venda e essa métrica se chama SSI – Social Selling Index.

Como está o seu SSI?

Se você tem perfil ativo na Rede Social Linkedin, você já pode acessar e conhecer sua situação atual.

Antes de conhecermos mais a fundo o que é SSI, Social Selling Index, é preciso saber do que se trata o social selling, ou seja, a venda social, digitial. A tecnologia avança a passos largos diariamente e novos conceitos, ideias e estratégias são lançadas nesse mercado veloz de internet. Estar atento a tudo e acompanhar as novidades não é tarefa simples, mas é possível buscar esse conhecimento pelo mesmo meio onde ele acontece: a internet!

O que é Social Selling

Social Selling é um método de vendas modernas baseado no uso das redes sociais para criar relacionamentos de negócios com as pessoas certas, foi criado para apoiar estratégias de engajamento, comunicação do valor de produtos e soluções para o mercado.

Além disso, é uma maneira nova de desenvolver relacionamentos significativos com clientes em potencial que mantêm sua marca, em primeiro plano no radar do cliente.

Social Selling É usar ferramentas sociais para participar das estratégias de construção de relacionamento que sempre foram a base dos profissionais de vendas.

Os profissionais do mercado B2B – empresa para empresa, são os que mais têm aproveitado as vantagens desse novo modelo de vendas.

Atualmente, estima-se que mais da metade dos compradores B2B usam as redes sociais para saber mais sobre um fornecedor, lendo inclusive diversos conteúdos antes de tomar uma decisão.

As vantagens de iniciar as vendas sociais (social selling)

· Se você não quiser, não precisa fazer mais ligações frias (cold calling);

· Não precisará enviar e-mails que não sejam diretamente para o tomador de decisão ou influenciador;

· A prospecção acontece 24 horas mesmo que você não esteja em seu escritório;

· Passa a ser reconhecido como líder e novos clientes passam a te procurar;

· Você se torna reconhecido pelo cliente no hall do prédio antes da reunião pois seu nome chega antes.

SSI Social Selling Index, o que é?

O Linkedin criou uma métrica com o objetivo de mensurar o sucesso dos seus ativos de vendas e essa métrica se chama SSI – social selling index. A partir disso, é possível mensurar e revisar o trabalho que está sendo realizado, com o intuito de otimizar o processo de vendas e também acelerar o estágio do seu público na jornada de compra. Trata-se de uma ferramenta gratuita a todos que têm uma conta no Linkedin.

O SSI é a fotografia do momento, é um indicador para tomada de decisões assertiva para melhorar seu desempenho, ou seja, sem AÇÃO, de nada adianta o indicador.

Em apoio ao SSI, o Linkedin dispõe de uma ferramenta poderosa para entrar em AÇÃO e elevar os RESULTADOS IMEDIATOS deste índice e consequentemente, seus NEGÓCIOS. Trata-se do SALES NAVIGATOR.

O SSI traz informações como a evolução do seu esforço de vendas sociais semanal, seu posicionamento no ranking, e de toda a equipe.


Para analisar o seu SSI, basta clicar neste link: https://www.linkedin.com/sales/ssi

Encontrará de imediato uma análise da sua atividade no Linkedin, dividida em quatro áreas:

1. Sua capacidade de estabelecer uma marca profissional.

2. Sua capacidade de encontrar as pessoas certas.

3. Sua capacidade de se envolver, seus relacionamentos.

4. Sua capacidade de construir novos relacionamentos e manter antigos.

Esta ferramenta é valiosa para todos aqueles que trabalham na área comercial ou com vendas diretas (B to B ou B to C). A medição dos diferentes SSI de cada membro da equipa permite avaliar de imediato a evolução das habilidades comerciais individuais e criar uma projeção de suas progressões.

Independentemente de você atuar na área comercial, atente para esse mindset: SOMOS TODOS VENDEDORES!

O que quero dizer, se você se atentar e perceber, você está o tempo inteiro vendendo algo, a sua ideia, a sua opinião, a sua aceitação, a sua imagem, etc, etc, etc... Imagine, se você é realmente um vendedor!


A imagem abaixo mostra os meus índices para o dia 25/03/2020.

A leitura seria assim:

1. Sua capacidade de estabelecer uma marca profissional (22.95/25)*100 = 19.8%

2. Sua capacidade de encontrar as pessoas certas (17,05/25)*100 = 68,2%

3. Sua capacidade de se envolver, seus relacionamentos (15,87/25)*100 = 63,4%

4. Sua capacidade de construir novos relacionamentos e manter antigos (25/25)*100 = 100%

Embora, um índice acima de 60% é considerado muito bom, eu já tenho o indicador que preciso intensificar ações em encontrar as pessoas certas e me envolver mais com meus relacionamentos.


Lembrem-se, é mais difícil manter o índice na margem ideal, do que conquistá-lo!


A imagem abaixo mostra as leituras dos meus índices na semana.

Sou Top 1% no meu setor de atuação e na minha rede (treinamento e desenvolvimento profissional).


De 0 a 100, o SSI mede a sua capacidade de se ‘vender’ no LinkedIn, avaliando a eficácia da sua atividade nesta rede social.

No ranking geral, os usuários do LinkedIn no Brasil têm pontuação entre 30 a 35 de 100 (Índice Muito Baixo)

O ideal é que este índice seja acompanhado, considerando perfis de outros ranqueados dentro do mesmo setor.

Um ótimo resultado é obter um índice acima de 60 de 100. Neste caso, certamente o usuário estará pronto para ser um Social Seller (Vendedor nas Redes Sociais).

Os 4 pilares do social selling

O escore SSI foi projetado para ajudar o usuário a ganhar visibilidade na atividade da empresa, ajudar a equipe de vendas a descobrir novas oportunidades e permitir que você avalie sua pontuação contra seus concorrentes.

A venda social efetiva deve ser um subproduto da assistência que você oferece ao seu público. Resolva pontos de dor e crie relacionamentos confiáveis genuínos e você deve ver o sucesso das vendas.

Existem 4 pilares que são fundamentais para que profissionais e empresas tenham sucesso em suas vendas sociais.

1. Estabeleça a sua marca profissional/pessoal;

2. Localize as pessoas certas;

3. Interaja oferecendo insights;

4. Cultive relacionamentos.

O SSI analisa não só a quantidade de contatos que você adiciona, mas também sua interação, como o que você compartilha, seus comentários, as competências que atualiza e as visualizações que obtém. Quanto mais relevante a sua atividade, maior será a sua pontuação.

Algumas sugestões mais específicas para ações na prática dentro de cada pilar

1. Como estabelecer e fortalecer sua marca?

Marca Pessoal é a percepção que os outros têm da sua identidade, seus talentos e atributos; o que determina a imagem que você quer passar.

Marketing Pessoal é como você vai mostrar todas essas características. É a estratégia de valorização da sua marca.

O que será que andam dizendo de você? Lembre-se que a marca é construída na mente e no coração das pessoas!

“Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.” Jeff Bezos.

A construção da sua marca no LinkedIn passa por um intenso trabalho de comunicação e engajamento com sua rede e, para isso, é necessário ter um perfil muito bem estruturado.

Compartilhando: Nutra sua página com conteúdo relevante. Posicione-se como um especialista ao compartilhar conteúdo específicos e notícias relacionadas.

Os algoritmos do LinkedIn analisam o quanto os perfis estão completos para determinar a pontuação. Para as pessoas que visitam um perfil, a confiança é essencial para determinar se vale a pena dedicar um tempo para conectar e construir um relacionamento. Quanto mais completo, mais confiança você passa e mais forte fica sua marca.

Mantenha seu perfil atualizado, com todas as informações relevantes sobre sua experiência profissional. Cada vez que você atualiza, sua rede de relacionamentos toma conhecimento e você se mantem em evidência. Deixe claras suas competências. Sem isso, você será mais um na rede e não conseguirá atingir seus objetivos.

2. Como localizar as pessoas certas?

Envolva-se todos os dias. Crie uma rotina, com um determinado tempo por dia designado para isso, você consegue se organizar para curtir e comentar e compartilhar conteúdo relevante da rede.

A busca do LinkedIn possui um filtro avançado que permite selecionar melhor as pessoas que você procura, por localização, cargo, empresa, entre outros campos.

Você tem acesso a todas as conexões das suas conexões. Já foi dar uma olhada? Você pode inclusive pesquisar!

Filtre suas conexões de 2º grau e veja quantas pessoas estão ao seu alcance rapidamente.

Participe de Grupos relacionados aos seus interesses. Lá você vai conhecer muitas outras pessoas interessantes.

Fique de olho em quem visualiza o seu perfil.

Busque por pessoas que trabalham nas empresas do seu interesse.

Você segue influenciadores e tomadores de decisão? Já se conectou com todas as pessoas que conhece?

3. Como interagir e oferecendo insights?

Se você está compartilhando e/ou postando conteúdos relevantes no LinkedIn, provavelmente sua rede acha isso interessante. Com a regularidade dos posts, você ganha valor e respeito, ficando posicionado como alguém que realmente conhece o assunto e sabe das novidades do setor.

As pessoas gostam de ter em quem confiar para saber das notícias e ouvir novas ideias, de ter com quem poder discutir abertamente e pensar. Isso estabelece uma relação de admiração e notoriedade.

Busque ativamente o envolvimento com sua comunidade. Comente sobre atualizações de status relevantes, discussões, mas busque resolver problemas sem ficar se vendendo.

Junte-se e participe ativamente de grupos de discussão de seu nicho.

Mantenha-se informado sobre o mercado e o LinkedIn. Seja o primeiro a trazer as novidades.

Compartilhe artigos, matérias, eventos, vídeos e outros conteúdos relevantes.

Identifique o tipo de informação ou conteúdo que seu público alvo gosta e lembre-se dele quando encontrar, compartilhando ou enviando por mensagem.

Viu algo e lembrou de alguém? Não esqueça de marcá-lo. As pessoas gostam de ser lembradas, se for algo que as ajudem então, melhor ainda. Você ajuda e é ajudado.

Faça comentários construtivos em discussões onde seu público alvo está. Interaja com pessoas de todos os níveis e ajude sempre que possível.

Não guarde somente para você o que encontrou de bom no LinkedIn ou em qualquer outro lugar. Compartilhe informação e multiplique conhecimento.

4. Como cultivar relacionamentos?


Networking é o quanto você é interessante como perfil pessoal e profissional.

A técnica do networking é a mais poderosa para construir e manter relacionamentos. É neste momento que o gatilho da reciprocidade deve ser utilizado intensamente, porém, estrategicamente.

Networking é uma via de mão dupla. Você dá e recebe de volta. E como tudo no universo, primeiro você dá de coração aberto, depois ele devolve, em dobro, a mesma energia recebida.

Networking exigirá de você conhecer tudo e todos para entender como poderá ser útil, causar a diferença e surpreender quem você, estrategicamente, quer influenciar.

Muito cuidado com o networking, você precisa ser verdadeiro, autêntico e principalmente, CONGRUENTE!

Qualquer deslize, você poderá ser visto como interesseiro! Isso é muito grave!

Compartilhe vagas e receberá vagas. Poste conteúdos vazios e receberá mais conteúdos vazios.

Produza conteúdo de valor, importe-se com as pessoas e receberá SEGUIDORES.

Quer relacionamentos verdadeiros e duradouros? Seja transparente, sincero e constantemente presente junto às suas conexões, respondendo, curtindo, comentando e compartilhando.

Tenha empatia e respeito pelo próximo. Procure colocar-se no lugar do outro e trate-o como gostaria de ser tratado.

Use o InMail. Envie mensagens e responda as mensagens. Quanto mais, melhor.

Construa conexões. Conecte-se e siga os potenciais clientes, clientes atuais e concorrentes para construir sua comunidade.

Participe do dia-a-dia da sua rede, comentando, elogiando, dando apoio para o que você acredita, curtindo e interagindo com os posts dos seus contatos, seja no seu perfil ou no perfil deles.

Aceite o máximo de pessoas possível na sua rede, de todos os cargos e lugares, conhecidos e desconhecidos. Esse mix é que dá o tempero certo.

Interaja com todos. Responda mensagens, comentários e agradeça.

Faça Recomendações e retribua aquelas recomendações que receber.


Valide as reais Competências dos seus contatos. Esperemos que eles façam o mesmo por você. Se não fizerem, ensine a eles como funciona o SSI. Aumente as chances de ser encontrado pelas suas Competências.

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